11/10/2009

A cidade de Belém (PA) está em festa para comemorar hoje o Círio de Nossa Senhora de Nazaré!

A cidade de Belém, no Pará, está em festa. Barcos enfeitados conduziram ontem a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Estado do Pará, na Baía de Guajará. O barco que levou a imagem da santa no trajeto de Icoaraci até o porto de Belém, em um percurso que dura aproximadamente três horas; romaria fluvial antecede a celebração do Círio de Nazaré, que ocorre hoje. Serão 15 dias de muita festa e animação.



Vamos saborear maniçoba, pato no tucupi, caruru, tacacá, açaí. ..Além dessas comidas típicas você poderá apreciar frutas da região como um belo de um cupuaçu, bacuri e uma pupunha.



Na procissão, a berlinda que carrega a imagem da Virgem de Nazaré é seguida por romeiros de Belém, do interior do Estado, de várias regiões do país e até do exterior.






Em todo o percurso, os fiéis fazem manifestações de fé, enfeitam ruas e casas (foto) em homenagem à Santa. Por sua grandiosidade, o Círio de Belém foi registrado, em setembro de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial. No Colégio Gentil Bittencourt, inicia a Missa da Trasladação.






A lotação do pátio do Colégio está totalmente preenchida pelos fiéis. A Trasladação é a maior procissão da festividade de Nazaré, da qual participam cerca de 1,8 milhões de fiéis, que percorrem um trajeto de 3 km em aproximadamente 5 horas, até a Catedral da Sé. Na foto, registra-se a chegada da imagem de Nossa Senhora na Basílica.


E ponto final.

Nenhum comentário: