22/04/2011

A Lama Negra

Meus amigos e amigas. Sendo hoje um dia de muita meditação, resolvi esquecer o futebol e contar um pouco do que é a famosa Lama Negra de Peruíbe. Na realidade, mais de vinte anos depois dela ter sido abandonada e com a chegada do terceiro milênio houve o interesse pelo resgate deste que é o maior tesouro de nosso município e de nossa região.

O interesse pelo estudo e uso dela sempre foi restrito à iniciativa privada, mas à partir do início desse século houve uma mudança de grande importância dentro do panorama com a entrada do Poder Público que vem financiando todo o trabalho de pesquisa e aplicação da Lama Negra de Peruíbe.

Na realidade, o simples fato de estar à beira mar, numa região bastante natural, sendo a porta de entrada da Estação Ecológica da Juréia, já seria o suficiente para proporcionar a Peruíbe um diferencial turístico de grande importância.

Por outro lado, o Projeto Lama Negra, nasceu da necessidade da ampliação e conta atualmente com as observações clínicas realizadas no Complexo Thermal da Lama Negra da cidade, estudo do Instituto Adolfo Lutz, Faculdade de Medicina e Instituto de Pesquisa Tecnológicas da Universidade de São Paulo, I.A.C e Instituto Geológico do Estado.

Segundo o dr. Paulo Flávio de Macedo Gouvéa, o estudioso e coordenador do Projeto Lama Negra, os estudos foram retomados através da criação do Centro Demonstrativo dos Usos da Lama Negra montado na Praia do Centro, em Peruíbe, no verão de 2002, 2003, 2004 e 2010, onde foram realizados mais de dez mil atendimentos a turistas e munícipio, os quais puderam relatar os benefícios obtidos com o uso da Lama Negra, permitindo com isso o avanço das pesquisas.

As principais indicações da Lama Negra são: Doenças articulares - artrites primárias e secundárias; artrose, sequelas reumáticas e dores osteofiticas; traumas - dores de fraturas antigas e de difícil consolidação; doenças dermatológicas - psoriases, cloasmas, parasitoses, cicatrizes e queimaduras; doenças emocionais, stress, ansiedade em suas diferentes manifestações; uso estética - manchas, rugras, acnes e envelhecimento precoce. Estas são as indicações clássicas do uso da Fangoterapia, mas recentemente a indicações é muito grande, inclusive juntando o Fango a ervas medicinais e água do mar.



E ponto final.

Nenhum comentário: