30/04/2011

Murumbi em festa

E a temperatura vai ficar alta logo mais quando entrarem em campo São Paulo e Santos, pela semifinal do Campeonato Paulista de 2011. É a corrida pela tão cobiçada Taça com o Tricolor reverenciando a sua torcida.

O importante é que não existe favoritismo de ambos os lados. É o mata-mata. Dizer que o dono da casa pode ser considerado favorito estão enganados aqueles que pensam assim.

Na realidade, a cauíca vai roncar, e os caras vão ter que mostrar o porque de terem chagado até aqui.

A história desse clássico diz muita coisa. Ele é chamado de San-São, mas infelizmente hoje em dia a nova geração dá a menor pelota. Somente os saudosista sabem disso, mas a vida é assim mesmo e vamos em frente.

O importante em tudo isso, é que a bola possa rolar sem maiores problemas tanto dentro como fora das quatro linhas.

Por outro lado, ninguém pode esperar um jogo tranquilo. Por alguns minutos, passou pela minha cabeça que o São Paulo poderia levar uma certa vantagem, mas estou completamente enganado.

Aliás, como não existe vantagem, os dois times vão ter que buscar o gol, comer poeira ou grama. E assim que se fala na gira do futebol.

O San-São é um apelido dado pelo ex-jornalista Thomaz Mazzoni. O último jogo entre as duas equipes, o Peixe levou vantagem vencendo por 2 a 0, no dia 30 de janeiro, na Arena Barueri, pelo Paulistão 2011.

Para finalizar, declaro que o futebol sempre foi uma das minhas maiores paixões. Gostaria de estar presente em todos os jogos, mas...


E ponto final.

26/04/2011

Salve-se quem puder!

Vou falar uma coisa: Graças ao bom pai que até o momento tudo está caminhando as mil maravilhas devido ao bom trabalho da Polícia Militar nos estádios onde estão sendo realizados as finais do Campeonato Paulista de 2011.

Na realidade, quando se tem um jogo de uma só torcida as coisas são bem diferentes e não acontece absolutamente nada, mas à partir de sábado e domingo o bicho vai pegar. É só aguardar.

Era tudo o que a FPF - Federação Paulista de Futebol queria. O clássico de sábado entre São Paulo e Santos, no Morumbi, acredito ser maleável em se tratando de um bom estádio e de fácil acesso para as autoridades trabalharem sem problema.

Por outro lado, o jogo de domingo, às 16 horas, no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, entre Palmeiras e Corinthians, estão de brincadeira quem o marcou. Vão se encontrar as duas maiores torcidas e as mais violentas que eu já vi.

Não tenho nada contra e nem a favor. O certo é que será um jogo temeroso e não aconselho ninguém a sair de casa na hora do jogo. Outra coisa: Circular pelas alamedas do Pacaembu também será perigoso.

É pedir para arrumar confusão. Aliás, já ouvi certos comentários da mídia aplaudindo a atitude da federação afirmando ter ela acertada com a marcação dos dois espetáculos. Estão de brincadeira. O porque de não ter levado esse jogo para o Interior?

Acredito que toda a Polícia Militar vai se mobilizar desde cedo no domingo para neutralizar qualquer tipo de baderna da parte das torcidas. Vou ficar aqui na torcida para que nada de grave venha acontecer, principalmente na Av. Paulista. Olho neles.

Não vejo a hora de acabar o Paulistão 2011. Foi um campeonato sem a maior empolgação e com os times muito fraco. Um time como o Santo André, que em 19 jogos só obteve duas vitórias; o Noroeste, 3; o Grêmio Prudente, 4 e o São Bernardo, 5. Dá pra levar a sério?


E ponto final.

25/04/2011

Festa no interior paulista

Como eu estou feliz em saber que as cidades de Campinas, Piracicaba e Ribeirão Preto estão festejando o acesso das suas equipes à elite do futebol paulista, em 2012. O Guarani, clube de tradição e que por muitos anos foi comandado por Beto Zini jamais deveria estar disputando uma Série A-2.

Mas, graças ao bom trabalho e a determinação do atual presidente Leonel Martins de Oliveira, o clube tomou direção, foi montado uma equipe forte, e o resultado está aí na ponta da agulha para ninguém colocar defeito. O Guarani é um clube de tradição. Tenho acompanhado várias críticas pra cima da atual direção, mas o caminho não é por aí. Qual é o clube que não tem problemas extra-campo?

A verdade é que a oposição é forte dentro e fora do clube e para que haja sucesso daqui para frente todos devem se unir em prol da grandeza do Bugre campineiro. Parabéns!. Vamos voltar a assistir e vibrar com o tradicional dérbi. (Guarani e Ponte Preta).

Outra cidade em festa é a querida Piracicaba. O tradicional o XV de Piracicaba, carinhosamente chamado de Nhô Quim também está de volta depois de 15 anos na fila. Que alegria. Agora, resta o pessoal juntar os cacos, colocar ordem na casa e seguir em frente já pensando um formar uma boa equipe para não decepcionar no Paulistão de 2012.

Também Ribeirão Preto está comemorando. Afinal, o Comercial, o nosso querido Bafo como é chamado vai se fazer presente na elite após 25 anos de espera. Que legal! Vamos ter novamente o tradicional Come-Fogo. Já pensaram Comercial e Botafogo, no Estádio Francisco de Palma Travassos, ou Botafogo e Comercial, no Estádio Santa Cruz. Sai de baixo. E aguenta coração!

A última vaga para fechar os quatros que vão figurar no Campeonato Paulista de 2012 está na mão do Catanduvense, vice-líder da Série A-2, com oitos pontos, que só precisa de um empate em casa diante do Monte Azul, lanterna, com cinco pontos. O jogo acontece no próximo sábado, às 19 horas, em Catanduva.

Ficamos triste em ver clubes de tradição como União São João de Araras, Ferroviária (Araraquara), América (São José do Rio Preto), Marília (Marília), São Bento (Sorocaba) e Rio Branco (Americana), que já disputaram o Paulistão, agora amargam a Série A-2.

Aliás, São Bento, Rio Branco, Marília e Sertãozinho estão caindo para a Série A-3 de 2012.


Uma boa semana
E ponto final.

24/04/2011

A Lusa no calcanhar do "poderoso"

De volta a uma fase decisiva de um Campeonato Paulista de 2011 após 13 anos, a Associação Portuguesa de Desportos se preparou forte ao longo da semana para tentar passar por cima do São Paulo, em jogo que acontece logo mais, às 16 horas, na Arena Barueri, pelas quartas-de-final.

Quem vencer estará na semifinal e em caso de empate a vaga será definida na cobrança de pênaltis. Na primeira fase, o Tricolor terminou com a melhor campanha, somando 41 pontos, enquanto que a Lusa foi a oitava, com 28 pontos.

Sinceramente, não sei se vai dar, principalmente depois do que aconteceu ontem. O que deixou com a pulga atrás da orelha foi o comportamento de Ponte Preta e Oeste (ambos vão disputar o troféu da saudade). Estariam eles satisfeitos com a cota da FPF. Os dois são fracos e deveriam estar disputando uma Série A-2. Na minha opinião, dois times sem a menor expressão para estarem em um campeonato da envergadura do Paulistão.

Na realidade, assistir os dois jogos e fiquei triste pela apresentação de Ponte Preta e Oeste. Ambos deixaram a desejar e não fizeram prevalecer a força do nosso querido Interior que sempre colocou uma pedra na chuteira dos times "grandes" da Capital.

Mas vamos deixar isso de lado. Logo mais, às 18h30, como se dizia antigamente mais um embate ou uma porfia. O "velho" amigo Bosco deve se lembrar desse ditado. Vamos ter Palmeiras e Mirassol, no Estádio Dr. Paulo Machado de Carvalho, que um dia foi o Marechal da Vitória, no velho Pacaembu.

Diria o meu amigo se estivesse vivo, o bom jornalista e paraense Solange Bibas: "Não tem pra ninguém. O prato está na mesa e é só degustar e comer na sobremesa uma manga". Será?

Uma feliz Páscoa.

"A Páscoa e dizer sim ao amor e a vida;

É investir na fraternidade,

É lutar por um mundo melhor,

É vivenciar a solidariedade"

E ponto final.

23/04/2011

Hora de fazer valer todo o sacrifício

É verdade. A hora exata de fazer valer a pena todo o sacrifício de ter chegado às quartas-de-final do Campeonato Paulista de 2011. Só jogaços. Eu gostaria de estar presente em todos, mas infelizmente não vai dar, mas certamente estarei ligado em todos daqui pra frente. A batalha começa logo mais. Jogadores consagrados ou não vão estar em campo para mostrar talento e brilhar no futebol. Nada de briga tanto dentro como fora de campo.

O futebol é espetáculo, e ganha aquele que for melhor em tudo. O mata-mata não tem favorito. E bom explicar como será a decisão. Se o jogo terminar empatado ao longo dos 90 minutos haverá cobrança de penaltis. Portanto, à partir das 16 horas, o "poderoso" Santos recebe na Vila Belmiro, a poderosa Ponte Preta. Ambos fizeram campanha quase que semelhante.

O time das praias chegou com 38 pontos enquanto que a Ponte com 32. Diante disso, os matemáticos acham que vai ser um duelo de gigantes. Na realidade, vale tudo, principalmente para aqueles atletas que que vêm de longe atrás do sonho de um dia ser campeão e jogar em um grande time do País.

Corinthians x Oeste

Um pouco mais tarde, às 18h30, o duelo entre Corinthians e Oeste, no Pacaembu. O Timão vêm forte. O técnico Tite, enfim, escala o que tem de melhor para tentar surpreender o adversário e se garantir à semifinal, mas a tarefa não será nada fácil.

A equipe de Itápolis já mostrou o seu cartão de visita. Chegou com 31 pontos enquanto que o Timão com 38. Um jogo onde não pode haver vacilo. O Corinthians é tido como franco favorito, mas depois que a bola rola não existe nada disso, principalmente a essa altura do campeonato onde os "pequenos" costumam pregar surpresas.

Amanhã:

São Paulo x Portuguesa - 16 horas - Arena Barueri

Palmeiras x Mirassol - 18h30 - Pacaembu





E ponto final.

22/04/2011

A Lama Negra

Meus amigos e amigas. Sendo hoje um dia de muita meditação, resolvi esquecer o futebol e contar um pouco do que é a famosa Lama Negra de Peruíbe. Na realidade, mais de vinte anos depois dela ter sido abandonada e com a chegada do terceiro milênio houve o interesse pelo resgate deste que é o maior tesouro de nosso município e de nossa região.

O interesse pelo estudo e uso dela sempre foi restrito à iniciativa privada, mas à partir do início desse século houve uma mudança de grande importância dentro do panorama com a entrada do Poder Público que vem financiando todo o trabalho de pesquisa e aplicação da Lama Negra de Peruíbe.

Na realidade, o simples fato de estar à beira mar, numa região bastante natural, sendo a porta de entrada da Estação Ecológica da Juréia, já seria o suficiente para proporcionar a Peruíbe um diferencial turístico de grande importância.

Por outro lado, o Projeto Lama Negra, nasceu da necessidade da ampliação e conta atualmente com as observações clínicas realizadas no Complexo Thermal da Lama Negra da cidade, estudo do Instituto Adolfo Lutz, Faculdade de Medicina e Instituto de Pesquisa Tecnológicas da Universidade de São Paulo, I.A.C e Instituto Geológico do Estado.

Segundo o dr. Paulo Flávio de Macedo Gouvéa, o estudioso e coordenador do Projeto Lama Negra, os estudos foram retomados através da criação do Centro Demonstrativo dos Usos da Lama Negra montado na Praia do Centro, em Peruíbe, no verão de 2002, 2003, 2004 e 2010, onde foram realizados mais de dez mil atendimentos a turistas e munícipio, os quais puderam relatar os benefícios obtidos com o uso da Lama Negra, permitindo com isso o avanço das pesquisas.

As principais indicações da Lama Negra são: Doenças articulares - artrites primárias e secundárias; artrose, sequelas reumáticas e dores osteofiticas; traumas - dores de fraturas antigas e de difícil consolidação; doenças dermatológicas - psoriases, cloasmas, parasitoses, cicatrizes e queimaduras; doenças emocionais, stress, ansiedade em suas diferentes manifestações; uso estética - manchas, rugras, acnes e envelhecimento precoce. Estas são as indicações clássicas do uso da Fangoterapia, mas recentemente a indicações é muito grande, inclusive juntando o Fango a ervas medicinais e água do mar.



E ponto final.

21/04/2011

De olho no mata-mata

Muito boa a decisão da FPF - Federação Paulista de Futebol. Após uma votação envolvendo os oito clubes, ficou definido que o vencedor ficará com 60% da renda, enquanto o clube perdedor terá direito a 40%. A ideia inicial dos dirigentes da FPF era dar 50% para cada clube.

Com isso, Mirassol e Oeste saíram ganhando, já que enfrentarão Palmeiras e Corinthians, respectivamente, no Pacaembu. A expectativa nestes dois jogos é de que as arrecadações ultrapassem R$ 1 milhão. O que na pior das hipóteses garantiria aos dois clubes do Interior a bagatela de R$ 400 mil em um jogo.

Por outro lado, todos os oitos times classificados à próxima fase do Paulistão 2011 estão bem comportados. Não tem nenhum se julgando favorito, principalmente porque no futebol as coisas acontecem de maneira que deixa muita gente de cabelo em pé. Por isso, muito cuidado com as equipes consideradas "pequena".

A batalha começa neste sábado, às 16 horas. O Santos sabe que diante da Ponte Preta a história vai ser outra. A Macaca está forte, e mesmo fora de seus domínios vai ser um osso duro de roer. Todos sabem que jogar na Vila Belmiro não é fácil para qualquer adversário, mas mesmo assim, o time de Campinas vem disposto a conquistar um bom resultado.

O Corinthians recebe no Pacaembu, às 18h30, o forte Oeste da bela cidade de Itápolis. O Timão é tido como o grande favorito, mas não podemos esquecer que a equipe adversário não chegou à toa. O Oeste promete atacar.

Todos estão cientes de que jogar na defesa pode ser um suicídio. A ordem é atacar para surpreender o rival. A equipe de Itápolis tem três zagueiros de marcação forte, dois homens de velocidade na frente, um armador de muita qualidade, uma ala esquerda muita boa, que marca e agride.

No domingo, olho no clássico à partir das 16 horas. São Paulo e Portuguesa vão duelar na Arena Barueri. Que jogão. Não dá para perder. Nada assusta os comandados pelo ex-atacante Jorginho. O bom moço sabe das coisas, principalmente porque já passou por essa experiência.

E para fechar a batalha, às 18h30, o Palmeiras recebe o poderoso Mirassol, no Pacaembu. Pelo conhecimento, os times do Interior de São Paulo quando chegam costumam dar trabalho. E esse jogo não será diferente. Na realidade, o técnico Felipão acostumado a medir as palavras, evita polémicas.

E quem não se lembra desse velho e bom amigo dos tempos em que foi zagueiro da Lusa. Ele é o Eduardo Ferreira, o Eduardo dos tempos de Mauro, Jorginho, Edu Marangon, Esquerdinha
e etc. Hoje, ele desempenha muito bem a função de gerente de futebol do São José, time que disputa a Série A-2 do Campeonato Paulista, e que tem como treinador o ex-atacante Luís Muller, que está com uma cabeça branquinha. O nosso amigo João Bosco Tureta, que também foi um grande jogador, o conhecem muito bem.



E ponto final.

19/04/2011

Lusa, da água para o vinho?

Nos velhos tempos em que se escrevia e jogava futebol era romântico. Hoje, as coisas mudaram da água para o vinho. Apesar dos pesares, ainda existem profissionais dentro do futebol onde devemos não só respeitar como tirar o chapéu. O exemplo está aí estampado para que o mundo o conheça. Um "velho" e conhecido amigo que o presidente Manuel da Lupa acreditou.
O ex-ponta-dirteita Jorginho, é um cara simples, humilde, e que poucos o conhecem como eu. Não estou enfatizando que isso seja saudosismo, mas é a pura realidade da bola.
Em pouco tempo, a Associação Portuguesa de Desportos, a Lusa, como todos gostam de chamar carinhosamente está nas quartas-de-final do Paulistão de 2011.

Ninguém acreditava. Ela veio comendo pelas beiradas e na hora certa deu o bote e chegou com méritos. Que legal. Jorginho sempre teve uma carreira brilhante. Passou por maus momentos quanto perdeu o seu filho em um desastre de motocicleta. Não gosto de relembrar esse tempo, mas a vida sempre prega surpresas.
Hoje, meus amigos e amigas, o técnico Jorginho, o meu amigo, está na mídia com merecimento. Muita gente não acreditava, mas a Lusa sempre foi assim em toda a sua história. Na realidade, o maluco ou o fanático em afirmar que existe um favorito para ser o campeão paulista está enganado. Daqui para frente a história é outra.

A Lusa pega o São Paulo, domingo, às 16 horas, na Arena Barueri. Campo neutro para ambos. Portanto, depois que a bola rolar salve-se quem puder. O Tricolor é tido como o fraco favorito, mas no futebol as ondas crescem, o peixe fica pequeno, e acaba caindo na rede. Os problemas do adversário são semelhantes aos da Lusa. Os alunos substituem os grandes profissionais.

Por outro lado, a mudança na cultura fez Jorginho chegar ao topo. O "velho" baixinho está na crista da onda, mas como sempre sorrindo e sabendo levar a vida ao lado da sua família. Valeu Jorginho. Boa sorte, e que o adversário abra o olho. É o mata-mata na jogada. Se vacilar a Lusa carimba o passaporte às semifinais.

A foto diz tudo. Gostaria de ver tudo prontinho, mas temos que aguardar os acontecimentos até a Copa de 2014. Vai dar tudo certo. Na realidade, o que tem de gente torcendo contra não está escrito. Muitos andam falando muita besteita em relação a Copa no nosso Brasil.

Certos comentaristas que se quer viram o Rei Pelé jogar fazem críticas severas que chego a desligar a TV. O estádio do Corinthians vai ficar pronto para a Copa das Confederações e será o palco da abertura da Copa, em Itaquera.

Se ele vai ser construído com o dinheiro público ou não, não me diz absolutamente nada. O importante é que ele saia do papel. Quantos por aí faturam as custas do governo em publicidade. Ou não é? Portanto, vamos baixar a bola, falar menos, acreditar no quem vem por aí e deixar de hipocrisia.

Ainda falando das quartas-de-final do Paulistão 2011, os jogos mata-mata (se acabar empatado nos 90 minutos teremos penalidades máxima). No sábado, jogam às 16 horas, Santos e Ponte Preta, na Vila Belmiro, e às 18h30, Corinthians x Oeste, no Pacaembu. No domingo, às 16 horas, São Paulo x Lusa, na Arena Barueri, e às 18h30, Palmeiras e Mirassol, no Pacaembu.


E ponto final.

18/04/2011

Coisas do futebol!

Acontece coisas no futebol que não dá para acreditar. A surper rodada do Campeonato Paulista de 2011 que definiram ontem os jogos da segunda fase da competição foi emocionante. Até sábado meus amigos e amigas todos apontavam a Lusa como fora dos oitos times classificados à próxima fase.

O favorito era o São Caetano disparado, mas de repente o time sob o comando do ex-ponta-direita Jorginho chega para a alegria da torcida lusitana. Parabéns! Quando a Lusa quer ela chega para passar um trator e todo mundo.

De luto está o grande ABCD. Santo André (duas vitórias em 19 jogos) e São Bernardo (5 vitórias) morreram abraçados e vão disputar em 2012, a Série A-2 do Paulistão. Eles se juntam a Noroeste (três vitórias) e Grêmio Prudente (quatro vitórias).

A Ponte Preta meteu um chocolate no Palmeiras: 2 a 1. O destaque foi o meia Renatinho autor de dois belos gols. Aliás, esse garoto está escondido em Campinas e ninguém sabe nada. Agora, quem sabe as coisas possam mudar para o seu lado. A Macaca está forte e vai surpreender o Santos. E bom tomar cuidado.

A forte equipe do Oeste da Itápolis empatou em 1 a 1 com o São Paulo e vai pegar o Corinthians na próxima fase. Mais um alerta. O time do técnico Tite é limitado e a equipe de Itápolis não chegou à toa.

O São Paulo terminou em números de pontos ganhos junto com o Palmeiras, ambos com 41 pontos ganhos, mas isso não quer dizer nada. Daqui pra frente, como canta Roberto Carlos, tudo vai ser diferente. O bicho vai pegar.

O Palmeiras sem o atacante Kleber cai de rendimento. Perdeu para a Macaca. Agora vai pegar o surpreendente Mirassol. Olho nele.

O Santos fez 3 a 0 pra cima time do Paulista de Jundiaí. Na realidade, não boto muita fé na equipe das praias. A maca está com muito gás.

Presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, foi internado no Hospital São Luiz, na unidade do Morumbi, na zona sul da capital paulista, na manhã de ontem.Segundo boletim do hospital, Sanchez deu entrada durante a manhã com diagnóstico de erisipela, uma infecção de pele na perna esquerda.Seu estado de saúde é estável e o dirigente está recebendo tratamento com antibiótico. Ainda não há previsão de alta de acordo com o hospital.


Futebol carioca - A última rodada da Taça Rio terminou ontem, com a realização de todos os jogos. A grande surpresa ficou por conta do Olaria, que empatou com o Vasco, por 2 a 2 e se classificou às semifinais, tirando o Botafogo da próxima fase da competição. Já na Taça, Vasco x Olaria e Flamengo x Fluminense são os confrontos das semifinais. Haja emoção.

Parabéns ao Coritiba que conquistou ontem a 20ª vitória seguida na temporada, ao derrotar o Roma por 4 a 1, em Apucarana, pela nona rodada do returno do Campeonato Paranaense.
Com o resultado, o time alviverde ficou a um empate do título estadual e poderá ser campeão no clássico Atle-Tiba, no próximo domingo, na Arena da Baixada.

Uma boa semana.




E ponto final.

17/04/2011

Um domingo de muitas emoções!

Um domingo de muitas emoções, como diria o Rei Roberto Carlos (cantor), mas estou me referindo ao nosso Campaonato Paulista que hoje chega ao final da fase de classificação. Quem entrou, entrou; que não entrou, dançou. Vamos ter uma quarta-de-final emocionante, principalmente pelo fato de contar com a presença dos principais time considerados grandes.

Vou ficar na torcida para que os times da Ponte Preta, Oeste e Mirassol, possam representar a altura o nosso Interior. Ainda não sei de quem vai ser a oitava vaga, mas pelo andar da carroagem será do São Caetano, hoje, muito bem comandado pelo ex-jogador do Atlético Mineiro, Ademir Fonseca, que um dia teve como auxiliar o ex-meia esquerda da Lusa, Gérson Sodré.

Na verdade, São Caetano, Paulista de Jundiaí, Portuguesa e Americana, estão disputando a oitava vaga, enquanto que, Ituano, Noroeste, São Bernardo, Linense, Botafogo e Bragantino, lutam desesperadamente contra o rebaixamento.

A diretoria do São Paulo fala em trazer Diego Furlan, filho do ex-jogador Furlan, que um dia brilhou como ninguém com a camisa do Tricolor do Morumbi. Se o fato for real, uma bela contratação.

O Campeonato Cearense está pegando fogo. Para vc ter uma ideia, ontem, o Tiradentes mandou seis a cinco pra cima do Horizonte. O campeonato lá é arretado. Rararararararar.



Um bom domingo.


E ponto final.

15/04/2011

E tudo ou nada!

Graças ao bom pai o Paulistão de 2011 chega domingo na última rodada da fase de classificação. Vamos conhecer os oito times que vão disputar a fase final. É tudo ou nada para as equipes que ainda sonham em conquistar a oitava vaga. Vai ser um pega pra capar, e a famosa "mala branca ou preta" vai entrar novamente em ação. Tem muita gente que não acredita nisso, mas...

De parabéns estão as equipes do Oeste, Ponte Preta e Mirassol, garantidos à proxima fase. Na realidade, sabe lá com esses clubes chegaram, mas certamente com muito trabalho e dedicação daqueles dirigentes abnegados que só quem conhece o Interior sabe muito bem como funciona.

Por outro lado, lamentamos muito o rebaixamento do Santo André e Grêmio Prudente. Restam dois. Pelo andar da carruagem, Ituano e Noroeste vão morrer abraçados e se juntar aos rebaixados para a Série A-2 de 2012.

E na próxima segunda-feira os time que não se classificaram vão fazer o que da vida?Aí entra e FPF - Federação Paulista de Futebol criando a famosa Copa Paulista para segurar a barra dos clubes barriga de aluguel.

A novela Ganso está virando palhaçada.

A oposição está botando pra quebrar. Eles não querem a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Na realidade, a Copa do Mundo é o evento máximo do futebol; e a entraga do troféu representa o momento supremo. Ou não é! Esse negócio que os nossos aeroportos não estão em condições e pura cascata.

Curiosidade - Apelidos de alguns jogadores: Xuxa, Weverton, Preto Costa, Ademir Sopa, Magal, Esley, Tesser, Felipe Piovesan, Ânderson Ataide, Danilo Sacramento, Rafael Ipuã, Lusmar, Ânderson Pedra, Alex Maranhão, Saldanha, Rahyner, Eraldo, Jean Roet, Augusto Recife, Walter Minhoca, Bruno Recife, Luciano Mandi, Chico, Luan, Marcelo Bonan, Alex Cazumba, Júnior Urso, Malaquias, Baraka, Val, Maizena, Roberto Jacaré, Tarracha, André Bilinha, Pedrão, Leonardo Love, Marcelo Pitol, Melika, Júnior Xuxa, Moreno, Bombinha, Bruno Jataí, Cortez, Vina, Athos, Fumagali, John, Assisinho, Weldinho, Eli Sabiá, Guigov, Demerson, Marcelo Godri, Borebi, Célio Codô, Ferron, Ricardo Jesus, Kayan, Paraíba, Jataí, Mirita, Marcos Cuscuz, Eterys, Abuda, Butti, Fábio Pelota, Jobinho, Valdir Papel, Didão, Everton Páscoa, André Andrade, Juca e Lucas Piagentini.

Treinadores como Péricles Chamusca, Paulo Autuori e Sebastião Lazaroni, estão fazendo a festa no Catar. Gostaria de ver esses técnicos dirigindo equipes aqui no Brasil.



E aí. Gostaram.



Um bom final de semana.


E ponto final.

12/04/2011

Hora da saudade!

De cara a Taça dos Invictos de A Gazeta Esportiva, troféu que premiava a equipe que ficasse mais tempo sem perder no Campeonato Paulista. Quanta saudade, mas a vida é assim mesmo. Muitas coisas boas vão para o espaço. Em 2000, a festa foi América de São José do Rio Preto, campeão da Série A-2, com 31 jogos sem perder. Na foto, o presidente Pedro Batista orgulhoso, o goleiro Sérgio (hoje Sérgio Guedes que virou treinador) e esse repórter escalado que foi pelo chefe de reportagem Osvaldo dos Santos para a entrega do troféu.

O jogo foi contra a Ponte Preta e ficou no empate em 1 a 1.

Que legal!

E o meu grande amigo João Bosco Tureta (foto), velho companheiro que foi durante 18 anos. Ele saiu e eu segui em frente. Quem diria? Vivemos dias e anos de alegria. Hoje, Tureta mora muito bem com a família nos Estados Unidos (ver blog).
É comentarista de basquete no canal SPACE. Na A Gazeta Esportiva, Bosco era setoristas do Corinthians e por muitos anos assessor geral do clube e braço direito do ex-presidente Vicente Matheus e Marlene Matheus. Era chamado de Bufalo Bil (lembram). Grande cara em qualquer seguimento. Não tinha tempo ruim. Enfrentamos juntos algumas batalhas difíceis, mas sempre contornadas. E o bonde andava direitinho. Trabalhou muito tempo na Rádio Jovem Pan. Que saudade!

E recentemente pintou essa maravilha de foto enviada pelo amigo Dirceu da Silva Cabral (agachado de barba) que também foi e continua sendo um grande companheiro. Trabalhamos juntos por muitos anos na A Gazeta Esportiva. Ele era setorista do São Paulo e também fez parte da equipe de repórteres da Rádio Jovem Pan, Bandeirantes, Tupi e Boa Nova de Guarulhos. Amigo do ex-lateral-direito da Seleção Brasileira Cafu. Sempre no topo.

Ao olhar pelo buraco da fechadura do meu armário encontrei essas duas homenagens.


Sempre modesto ganhei todos com muita dedicação. Esse foi em 1991.



Em 1990 foi a largada e fomos caprichando e deu no que deu.

E, fechando a postagem da saudade, as feras do jornalismo, amigos e dirigentes da ACEESP - Associação dos Cronistas do Estado de São Paulo, que um dia trabalharam na máquina de escrever. Todos na ativa.

Que legal, na hora da saudade.

E vai ter mais...

E ponto final.

11/04/2011

Festa para o Rei de Roma!

Qem legal! Paulo Roberto Falcão, o Rei de Roma, é o novo treinador do Internacional de Porto Alegre. Finalmente a decisão foi tomada pelo até então comentarista da Plim Plim. Depois da brilhante carreira como jogador de futebol e comentarista, ele está de volta aos gramados para pegar sol, chuva e trovoadas.

E parece que o Rei chegou dando sorte. A diretoria do time gaúcho conseguiu liberação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para disputar competição com o Bayern de Munique, Inter de Milão e Barcelona, na Alemanha, em Julho, durante o Campeonato Brasileiro.

Na verdade, antigamente os clubes brasileiros tinham o direito de sair do Brasil para realizar jogos amistosos pelo Mundo, mas hoje nada disso acontece.

O Corinthians apresentou o atacante Adriano. E justamente no dia em que o time perdeu para o São Caetano por 2 a 1.

Já o São Paulo passou um trator em cima do Noroeste: 4 a 1 jogando com um time misto. Belo trabalho faz o técnico Paulo César Carpegiani.

Na estréia do treinador Muricy Ramalho, o Santos ficou no 0 a 0 com o Americana. Parece que Muricy vai ter trabalho para colocar a casa em ordem.

O Palmeiras está indo muito bem e Felipão justificando o seu belo salário. O time bateu o rebaixado Grêmio Prudente por 2 a 0, no sábado.

A Lusa ainda respira a classificação para a próxima fase do campeonato depois de derrotar o Paulista, em Junidiaí por 1 a 0.

A última rodada do Campeonato Paulista na fase classificatória termina no próximo domingo.

O Mengão sapecou o Fogão: 2 a 0 pela Taça Rio de Janeiro.

O técnico Wágner Benazzi dançou no Bahia. Já estão falando em Joel Santana.

O técnico do Americana, Toninho Cecilio soltou fumaça em cima do bandeirinha que anulou o gol do seu time diante do Santos. E com razão. É só ver a jogada.

Não dá para aguentar mais. Os jovens talentos estão mais badalados pelo que podem fazer do que pelo o que estão fazendo.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter está cuspindo fogo. Recentemente ele fez uma constatação alarmante: disse ter perdido de vez a paciência com os políticos brasileiros.

A verdade é que há muitas indefinições sobre a realização da Copa de 2014 no Brasil. Quando é que a Fifa vai tomar medidas?


E ponto final.

08/04/2011

Muricy não rejeita aumento

Para começar, acho um absurdo o que o Santos vai pagar ao técnico Muricy Ramalho. Na realidade, as partes não revelam nada, mas comenta-se que, além de R$ 440 mil mensais de salário e aproximadamente R$ 150 mil por mês de patrocínio, o treinador vai receber luvas de R$ 2 milhões e premiação por conquista. Pelo título paulista, Muricy irá receber R$ 1,5 milhões: pelo Brasileiro, R$ 2 milhões: Taça Libertadores, R$ 3 nilhões e, se chegar ao título do Mundial de Clubes, R$ 5 milhões. A sua multa contratual é de R$ 4 milhões. Diante de tudo isso, uma abelha já me contou que vai dar uma ciumeira danada. Ganso vai depenar, Neymar vai pular a cerca, o tal de Zé Eduardo vai cutucar a onça e por aí vai. É só esperar. Olha só, recentemente Muricy disse que não estava pensando no Santos.

Chorando junto - Foi realmente uma barbaridade o caso de Realengo, no Rio de Janeiro. Estou só rezando.

Comenta-se por aí que a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) vai investigar o acidente com o piloto Gustavo Sondermann. Hora, depois do acontecimento é fácil sair investigando.

O Corinthians fala em trazer o meio-campista holandês do Milan, Clarence Seedorf.

E o São Paulo fala em trazer quem?

E o Palmeiras fala em trazer quem?

E a Portuguesa faze em trazer quem?

E o Santos fala em trazer quem?

E o falecido Campeonato Paulista está chegando na sua reta de classificação para à proxima fase.

Gostaria de saber o que os clubes do nosso querido Interior não classificados vão fazer até o final do ano. O que vai ter de jogador desempregado por aí não vai ser mole. É uma pena.



E ponto final.

05/04/2011

Pagando o pato

O bom paraense Paulo Henrique Ganso está exagerando e colocando em risco a sua bela carreira, que até então vinha sendo das mais tranquilas, mas a cabeça do moço deu uma virada e as coisas começaram a ficar escura na sua vida. Tudo por causa da ambição, mas fico na torcida para que nada de grave venha lhe acontecer.

Pelo andar da carruagem, o meia santista pode se "afogar". Suas negociações com o time santista não estão caminhando bem. Tudo indica que o cara não quer mais continuar no time das praias. Comenta-se que o Internacional de Milão já ofereceu 25 milhões de euros e pagando a multa de 50 milhões de euros para ter a sua liberação.

Agora, o Corinthians do meu amigo João Bosco Tureta (ver Blog do João Bosco Tureta) entra na parada para levar o bom paraense da terra do pato no tucupi, mas por enquanto só farofa.

Pelo jeito, Ganso vai ter que jogar no Santos até o final de 2015 quando termina o seu contrato. Quantos garotos saindo das categorias de base do clube gostariam de estar no lugar do Ganso. Um alerta: o bom paraense tem que baixar a bola. Senão a casa pode cair. O cara está rejeitando até aumento. A novela já dura mais de 7 meses.

E o Muricy Ramalho ao lado de seu escudero Tata, vão assumir o Santos nesta quinta-feira. Vamos acompanhar o seu trabalho junto da garotada. Será que vai dar certo?

Que bom. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) apresenta não só a tabela do Brasileirão de 2011 como uma grande novidade: e a novidade é uma faixa de horário, às 21 horas de sábados. Santos x Internacional, na Vila Belmiro, dia 21 de maio, estreia de ambos, inaugura a nova sessão. Que legal!

O meu amigo Geninho está desempregado e com o burro na sembra. Ele deixou o Atlético Paranaense que agora será comandado por Adílson Batista.

E amanhã a Arena Barueri vai tremer. O Tricolor recebe o poderoso Santa Cruz decidindo a vaga para a sequência da Copa do Brasil. Na verdade, será uma rodada cheia de emoções. Vamos estar ligado nesta quarta-feira gorda.




E ponto final.

04/04/2011

Até quando...

Os promotores, dirigentes, organizadores e patrocinadores vão brigar contra a natureza. Ontem, por exemplo, mais um fato lamentável assistir, desta vez, na Redetv transmitindo a Copa Montana, em Interlago, em São Paulo.

Me lembrou o saudoso Aírton Sena. Chovia bastante, a pista molhada e os pilotos correndo naquela velocidade que todos já o conhecem.

Na realidade, não dava para enxergar nada e numa curva o piloto Gustavo Sonderman, 29 anos, acabou não tendo sorte, bateu e foi batido violentamente. Ele foi socorrido, mas infelizmente acabou morrendo.

Pergunto: não deveriam ter evitado isso se a prova tivesse sido parada.

Pergunto: onde estavam os organizadores nesse momento e o diretor da prova.

Pergunto: O porque do vencedor ter saído comemorando num momento de tristeza. Teve até entrega de troféu. A prova só foi interrompida depois do acidente.

Não apareceu uma alma viva encerra a p da corrida. Com isso, mais um jovem piloto foi embora.

Outras provas virão. E a chuva também. Vamos ver até quando eles (pilotos) vão continuar correndo em pista alagada. Não podemos seguir desafiando com a natureza.

O local do acidente é problemático pela alta velocidade e proximidade com o muro, tendo causado mortes em anos anteriores em diversas categorias.


A semana começa de luto para o amante do esporte em geral.

Meus sentimentos à família e a equipe.

E ponto final.