24/11/2009

Mestre Dicá. Um exemplo no futebol.

MATANDO SAUDADE - O futebol proporciona boas e más lembranças, mas descrever Oscar Sales Bueno Filho, o Dicá, um dos maiores ídolos da Associação Ponte Preta em todos os tempo, com certeza requer um carinho todo especial, principalmente quando se recorda da melhor fase da história do clube, que ocorreu entre 1977 e 1983. O "Mestre Dicá", como é chamado carinhosamente pelos torcedores, é sinônimo de exemplo para qualquer jogador de futebol, principalmente para os jovens que estão iniciando a carreira.
"No meu tempo o futebol era muito difícil e ninguém tinha tanta regalia como existe hoje", afirma o ex-meia. Nos bons tempos, ele assumiu o posto de coordenador técnico de futebol da Macaca em substituição a Pepe, trabalhando ao lado do treinador Nelsinho Baptista. Nas partidas do futebol amador, ele sempre dava show de bola, mostrando muita técnica e habilidade. Com 19 anos, estreou na equipe profissional no dia 27 de agosto de 1966 e deixou sua primeira marca nas redes no estádio Moisés Lucarelli contra a Esportiva de Guaratinguetá, a 16 de outubro de 66, quando fez dois dos seis gols do time na vitória por 6 a 1. Durante 14 anos ele honrou a camisa da Macaca. Disputou 581 partidas e marcou 154 gols, sendo o atleta com maior número de partidas e o maior artilheiro da história do clube.
Ao longo da sua carreira, participou de 32 dérbis (clássico contra o Guarani).
Elo de ligação entre a diretoria, a comissão técnica e os atletas, Dicá procura passar um pouco da sua experiência. "Temos todo apoio da diretoria", diz o mestre. Na Série B-1 do Campeonato Paulista de 2000, Dicá fez um bom trabalho no Radium de Mococa. Hoje, espera com seu conhecimento continuar sempre perto da Ponte Preta e na medida do possível seguir ajudando o seu clube do coração.
Dicá é casado com Berenice, com quem tem quatro filhos. Na sua brilhante carreira, passou ainda pela Associação Portuguesa de Desportos e Santos Futebol Clube. Para Dicá, a Ponte Preta, clube que o revelou, jamais será esquecida. Ele só lamenta não ter jogado na Seleção Brasileira. "Poderia ter tido uma chance na época, mas infelizmente não deu certo, mas estou feliz por estar sempre servindo um clube que nunca deixou de me reverenciar. Isso é gratificante", disse.

Quem é ele:

Nome: Oscar Sales Bueno Filho
Naturalidade: Campinas (SP)
Data: 13/7/1947
Início da carreira: Ponte Preta, de 1966 a 1972 e 1976 a 1984
Clubes que defendeu como profissional:Ponte Preta, Portuguesa de Desportos e Santos.
Títulos conquistados:campeão juvenil em 66, campeão paulista (acesso) em 69, vice-campeão paulista em 77, 79 e 81.





E Ponto final.

Nenhum comentário: