03/06/2010

Bateu uma saudade

Como é bom recordar os bons tempos, principalmente nesse momento em que estamos às vésperas de mais uma Copa do Mundo, desta vez, na África do Sul. Pois é meus amigos e amigas amantes da bola.

Hoje faz exatamente 40 anos que o Brasil dava a arrancada para a conquista definitivamente da Taça Jules Rimet, no Estádio El Jalisco (Guadalajara, no México).

Na foto ao lado, Zagalo e Carlos Alberto desfilando em Brasília depois da batalha.

No dia 3 de junho de 1970, o mundo, via pela primeira vez, uma transmissão direito pela TV. O Brasil explodia de alegria e o Mundial se encerrava sob o signo do bom futebol da amizade, de arbitragem normais.

O técnico era Mário Jorge Lobo Zagallo, que substituiu João Havelange colocando em campo o "time do povo" e ganhou o título, reabilitando-se da jornada desastrosa de 1966. Foram marcados 95 gols em 32 jogos e Jairzinho com 7 gols, foi o artilheiro do Brasil.


*A abertura (31/05/1970), no jogo entre URSS O x O México foi uma linda festa.

* No dia 3, o Brasil entrava em campo mandando bala em cima da Tchecoslováquia: 4 a 1. Depois veio a Inglaterra: 1 a 0, a Romênia: 3 a 2 e Peru: 4 a 2. (fotos)

*No dia 17, o jogo mais temível. Afinal, íamos enfrentar o Uruguai que haviam ganho a Copa de 1950, no Maracanã, mas os brasileiros superaram tudo e golearam o adversário: 3 a 1. Chegou a grande final: Brasil 4 x 1 Itália. Que festa! Bateu a saudade (foto).


* E num belo empreendimento a extinta Bloch Editores S.A. deixou documentada em disco (foto a baixo) a narrativa de todos os gols através dos quais a seleção brasileira conquistou a Taça. A edição sonora as grandes vozes da Copa com Valdir Amaral (D) (Rádio Globo) e Jorge Curi (E) (Rádio Nacional) são os donos das duas mais famosas vozes e precisão de suas narrativas os brasileiros, como eu, a recordação de alguns dos mais preciosos momentos do futebol nacional.
*A partir daí, o Brasil se tornou ainda maior perante todas as nações completando a conquista gloriosa dos campeões de 1958 e 1962.
Quando Carlos Alberto levantou a Taça Jules Rimet no Estádio Asteca balanço o Mundo e noventa milhões de brasileiros. Ela simbolizou as memoráveis vitórias alcançadas na Suécia (1), Chile (2) e México.



*A foto ao lado, em pé da esquerda - Carlos Alberto, Felix (goleiro), Wilson Piazza, Brito, Clodoaldo, Everaldo e Admildo Chirol (preparador físico).

*Agachados da esquerda - Mário Américo (massagista), Jairzinho, Gérson, Tostão, Pelé, Rivelino e Nocaute Jack (massagista).

E mais: Leão e Ado (goleiros), Brito, Baldocchi, Fontana, Edu, Joel, Marco Antônio, Paulo César, Dario, Roberto e Zé Maria. Os 22 heróris da Copa.


Você gostou?


E ponto final.

3 comentários:

Lourdes Fiedler disse...

Oiii...
Adoro recordar tudo isso com você.

E vamos pra mais uma Copa!!!

Beijão.

Biula disse...

Caro Rozinaldo,

Também ganhamos essa edição histórica, acho que não está mais lá em casa, mamãe se desfez de muita coisa quando venderam a casa para morar em apartamento.

Vendo essas fotos no seu blog, viajei no tempo e repito contigo:bateu uma saudade... da infância, do meu pai, da seleção de 70, ih, tudo.

Parabéns pelo post, muito legal!

Um abraço fraterno e obrigada pela amável visita lá no bloguinho,

ademir / Marta disse...

Meu pai guardou esta revista á sete
chaves, depois que ele morreu passou para o meu filho. Com certeza esta foi uma das melhores
copas de todos os anos. Um abração.