17/05/2009

Amigo de todos nós

Alô amigos da bola. Hoje é um domingão e dia daquele macarrão da esposa ou da mama, mas nunca esquecendo que a bola rolar à partir da 16 horas e pára às 21 horas. Por isso, se liga no radinho ou na TV para ouvir ou assistir os grandes jogos do Campeonato Brasileiro da Série A. Enquanto o almoço não sai se liga nas histórias do futebol.

*Em 1970, o técnico João Avelino foi contratado pela Associação Portuguesa de Desportos, mas foi recebido com descrédito. Torcedores, diretores e alguns associados fizeram manifestos para que ele não continuasse no comando da equipe. Tudo por causa da péssima campanha que a equipe realizou no torneio Roberto Gomes Pedrosa (o Campeonato Brasileiro da época).

*Nesse período, a Lusa estava construindo o Estádio Osvaldo Teixeira Duarte (o Canindé), cujo terreno havia sido adquirido junto ao São Paulo Futebol Clube. Avelino resolveu, depois do fracasso no "Robertão", fazer uma faxina na maneira de dirigir a equipe; chamou o seu ex-companheiro de comissão técnico no Guarani, Godê, para ser seu auxiliar; alugou uma chácara para concentrar e treinar em Rio Pequeno (Osasco). Investiu na alimentação e na preparação física dos jogadores e passou a estudar os adversários.

*A partir daí as coisas começaram a brilhar para o velho Avelino. O elenco Luso passou a ter uma média de 21 anos de idade. Marinho Peres, hoje um treinador com passagem pelo futebol português e outros clubes do Brasil, era o mais experiente, ganhando na época 4 mil cruzeiros, enquanto que Aranghi, o mais novo, recebia 200 cruzeiros. Avelino mudou a cara da Portuguesa que estava arrasada e a última revelação na temporada de 1966 havia sido Basílio, hoje,
treinador.

*Outro fato interessante, ocorrido naquele período, foi que quinze dias antes de deixar a Lusa, o popular 71 como era conhecido preparou um grande presente para os dirigentes: promoveu um atleta para o time principal que se tornou o símbolo número um no Canindé: Éneas que faleceu em 1988. Num belo dia, Avelino foi questionado após uma derrota para o Bahia e atacou a estrutura do time. "O que é que o senhor queria num time que se alimenta de sanduíches?", respondeu a um dirigente. João Avelino foi demitido.

*O Avelino revelou também Nelinho, Paulo Valentim (centroavante), Toninho Guerreiro, Rosemiro, Paulo Victor (goleiro) Baltazar, Chico Espina, Ferrari, Cabinho e Xaxá.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, Rozinaldo. Parabéns por recordar histórias do futebol. A materia com o João Avelino foi muito boa.


São Paulo - Capital