28/06/2011

Brasileirão 2011. Estrelado como sempre.

O Campeonato Brasileiro deste ano chega a sua quadragésima edição. É sem dúvida a competição nacional mais equilibrada do mundo. Aliás, com motivos de sobra para lotar todos os estádios onde a bola rola no nosso querido Brasil.

Na verdade, meus amigos e amigas que gosta de curtir a maricota (a bola), o Brasileirão é uma competição com surpresas do início ao fim. Estamos caminhando para a sétima rodada e o bicho começa a pegar. Não podemos apontar que vai levantar o caneco e quem vai chorar o rebaixamento. A bola faz tudo isso e muito mais. É um campeonato equilibrado como sempre e coroado de estrelas.

Na realidade, este ano nada menos que nove estados entram na briga pelo título da primeira divisão. Como sempre Rio de Janeiro e São Paulo são os que tem o maior número de participante. O que me deixa triste é ver em pararelo a disputa da Série B onde quatro times brigam para chegar a elite em 2012, mas que ninguém sequer dá bola para isso. O torcedor não sabe de nada.

E ainda está para iniciar a Série C e D, com alguns clubes que certamente estão se preparando para buscar um lugar ao sol e outros que ainda tentam recuperar o pretígio que deixaram escapar no passado. Como vai ser essas competições. Quem vai bancar o salários dos atletas, viagens, hospedagens e etc?

É uma pena que atletas como Adriano (Corinthians), Luís Fabiano (São Paulo) e outros que estão na parada de nada vai representar. Temos sim, que dar valor aos jovens das equipes de base onde surgem bons valores e novos talentos, mas o torcedor, não está acostumado a ver a garotada em campo. Eles querem as estrelas e que nem sempre brilham e acabam comprometendo.

O Brasileirão é complicado. Não dá para apontar que são os candidatos ao título. No meu ponto de vista tem alguns clubes que despontam na frente e quase sempre são os favoritos. No entanto, este ano acredito que São Paulo, Santos, Palmeiras, Flamengo, Corinthians e Internacional vão brigar pelo caneco, mas isso muda bastante, principalmente porque até o final da tempodada todos esses clubes devem perder as suas principais estrelas.


E ponto final. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Alô Rozinaldo,

Gostei do que vc escreveu, mas ficou faltando citar a Série D que ainda vai começar. Quantos clubes vão participar e quando terá o seu início?

Um abraço

Anônimo disse...

Caro Rozinaldo.


Belo trabalho vc faz no seu blog. Siga em frente.

Um abraço - de Campinas.