24/07/2014

Nos braços do povo

Ele chegou e já está nos braços e na boca do torcedor brasileiro. Dunga é o cara que chega para colocar ordem na Seleção Brasileira e acabar com as famosas estrelas que ainda agitam o mercado da bola, mas um dia a casa cai.
O ex-comandante da seleção na Copa de 2010 possui um bom curriculo e o fato de retornar pisando leve na grama já algo de positivo. Ao lado de Tafarel e Mauro Silva, Dunga espera dar continuidade ao trabalho que foi interrompido em 2010. Muitos não gostaram, mas 80% aprovaram a sua volta.
Outros nomes como Tite e Muricy Ramalho estavam na lista da CBF. Por outro lado, com tudo já definido e pensando na Olimpíada, a proposta de Alexandre Gallo, coordenador da base da CBF, que de 30% a 40% dos convocados sejam formados por atletas entre 20 e 22 anos.
Abre o olho - Recentemente Neymar disse que o futebol brasileiro não está ultrapassado. Na sua avaliação, no entanto, o Brasil está atrás de Alemanha e Espanha.
Não entendo - Como a diretoria do Palmeiras pode contratar tantos jogadores argentino. Já estão falando por aí de Palmeiras "argentino".
Menos - A presença de Kaká na seleção não iria mudar muita coisa. O jogador disse: "Fiz tudo que estava ao meu alcance para ser convocado e jogar a Copa".
Muito - Preocupado com o futuro do Flamengo no Campeonato Brasileiro. Não acredito que o técnico Vanderlei Luxemburgo possa salvar o time do rebaixamento.

E ponto final.

17/07/2014

Aposta arriscada, mas vale tentar.

O discurso vale, mas acredito ser uma aposta arriscada. Muito se fala no momento do Dunga retornar à Seleção Brasileira. Nada contra. Muito pelo contrário: ele foi um treinador na seleção muito questionado, mas nesse momento temos que resolver logo o nome do novo treinador. A decisão da CBF não pode demorar. Estamos em cima das Olimpíada e Eliminatórias ao mesmo tempo.
O escolhido, ou os escolhidos deverá assumir o cargo em agosto, quando fará a primeira convocação após a Copa. A seleção joga em setembro, nos EUA,  diante da Colômbia. Em relação a Tite, todos sabem da sua capacidade, mas acho muito cedo para ele.
Nada está decidido, contudo, o presidente José Maria Marin deve anunciar o nome na próxima semana. Saindo da linha Dunga e Tite, apostaria as minhas "velhas" fichas no Zico formando uma comissão ao lado de Paulo Roberto Falcão.
Uma das estratégias de Marin é dar tempo ao tempo para a bafar a crise pós eliminação na Copa do Mundo, no Brasil. Por outro lado, não está descartada uma dobradinha, que a CBF ainda não sabe como anunciar. Na realidade, os mesmo problemas vão continuar na CBF e no futebol em geral, principalmente porque se paga muito caro para se promover um jogador das equipes de base.


E ponto final.   

14/07/2014

A Copa das Copas foi um sucesso

Ufa! acabou o sofrimento. Digo isso me referindo a nossa Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2014. Ainda bem que o meu coração aguentou tudo. Vamos seguir a vida, com saúde, alegria e muita disposição para segurar a peteca até 2018. Antes vamos ter a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.
Temos que estar preparado para encarar a realidade. Na quarta-feira (16) recomeça o Campeonato Brasileiro. Teremos grandes jogos e clássicos importantes. Todos os clubes estão com novidades. Acredito que o segundo semestre vai ser de arrepiar. Vamos ficar atentos na descobertas de novos valores.
Mais ainda falando de Copa, em 2007, quando a Fifa anunciou a escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014, a situação de nossos aeroportos foi apontada como uma das ameaças ao evento pelo vozerio que jamais acreditavam que poderia dar certo.
Na realidade, sete anos depois, a Copa do Mundo foi realizada e reconhecida pelo mundo inteiro como um grande sucesso. Temos que aprender ser mais humilde. Em todos os setores, o legado está pronto e representa uma grande conquista do país e da nossa população para seguir em frente com mais confiança.
Por outro lado, temos que arrumar a casa na compra de moveis novos, arrumar a sala, a cozinha e o banheiro. É preciso que, nas categorias de base, os clubes possam investir sem qualquer tipo de interesse com treinamentos técnico e com a exigência de formação escolar para os nossos futuros jovens.
Com relação a saída do técnico Luiz Felipe Scolari e toda a sua Comissão Técnica do comando da seleção, nada a comentar. Felipão foi o bombeiro que tirou a seleção do buraco.
Seu estilo paizão fez o grupo se fechar e arrancar para o Hexa, mas infelizmente não deu, mesmo em solo brasileiro não conseguimos colocar a sexta estrela no peito. A Alemanha mostrou força, humildade, simpatia e mereceu levar a Taça para o seu país. Parabéns!


E ponto final.

11/07/2014

Vamos começar do zero

Hoje não se fala em outra coisa que não seja o tal de planejamento e a elaboração de um projeto para o futebol brasileiro. Não é de hoje que o técnico Vanderlei Luxemburgo vem falando desse assunto. "Muitas pessoas brincam e até zombam de mim por eu falar muito em planejamento e projeto. O nosso futebol precisa ser discutido, mas por várias coisas erradas que já vem acontecendo não só agora em função da derrota para a Alemanha.
Por outro lado, temos a obrigação de começar a estudar, treinar e dar valor aos jovens treinadores que estão por aí, mas na realidade não funciona como todos pensam. Poderiam, sim, apostar em Zico, Vagner Mancini, Paulo Autuori, Alexandre Gallo, Cafu, Juninho Pernambucano, Edu Marangon, Jorginho e tantos outros que existem por aí. Tudo é questão de oportunidade.
Muitos desses nomes citados tem ambição e são estudiosos. Mano Menezes estava iniciando um bom trabalho, mas não deram tempo para que o treinador pudesse apresentar algo de positivo. O grande problema na Seleção Brasileira são os famosos empresários. Muitos jogadores são convocados via agente. Na realidade, a derrota para a Alemanha por 7 a 1, abre o debate a respeito do futuro do futebol brasileiro. Para Zico, é hora de "calçar as sandálias da hmíldade".
Concordo plenamente com o Zico quando diz que o futuro do futebol do Brasil está no divã. Alguns treinadores gostariam de ser ouvidos. Eles trazem ideias e defendem a necessidade de uma reformulação urgente.

E ponto final.

04/07/2014

Com a palavra, o rei do futebol.

Meus amigos (as). "A responsabilidade era toda minha". Quem se lembra. "Eu poderia contar muitas estórias e fatos sobre Copas do Mundo. Desde a primeira que eu tive conhecimento, que foi a triste Copa de 1950, quando ainda tinha nove anos para dez anos de idade.
Passei como jogador por quatro Copas, sentindo a emoção e adquirindo experiência dentro do campo, e mais oito Mundiais sofrendo e torcendo fora do campo, assistindo à seleção  brasileira. Vou me concentrar em apenas duas experiências.
Em 1958, com apenas 17 anos, tornei-me conhecido no mundo inteiro como o campeão do mundo mais jovem da história. Para todos foi uma grande responsabilidade dos dirigentes colocar aquele garoto, sem experiência, em plena Copa do Mundo, mas na realidade, para mim, era tudo um sonho. E eu não tinha a mínima noção do peso daquela responsabilidade.
Depois de participar de mais duas Copas, 1962 e 1966, na de 1970, aí sim: o Brasil todo cobrava de mim essa responsabilidade por ser o mais experiente. Nessa ocasião, eu já tinha decidido que seria a minha última Copa do Mundo e, felizmente, tudo saiu bem. Fomos campeões e encerrei meu cíclo na Seleção Brasileira com a conquista definitiva da Taça Jules Rimet."
Na verdade, Pelé foi o único jogador que foi campeão de três Copas do Mundo e foi eleito pela Fifa o melhor jogador do século 20.

QUE ISSO SIRVA DE INCENTIVO PARA OS ATLETAS NA PARTIDA DE LOGO MAIS DIANTE DA COLÕMBIA.


E ponto final.

03/07/2014

É hora de encarar a prova com vontade

A Seleção Brasileira se prepara para pegar a Colômbia nas quartas de final da Copa do Mundo, amanhã (4), às 17 horas, em Fortaleza. O clima é de muita expectativa, principalmente pela má campanha que o time realiza na competição.
É hora de encarar a realidade. Para muitos torcedores, o Brasil é o franco favorito ao título da Copa, mas a seleção não tem essa unanimidade. O craque Neymar tentará mostrar que não joga bem só no Barcelona.
Na realidade. o Brasil ainda não conseguiu se consolidar como uma potência do futebol após o título da Copa das Confederações. O técnico Felipão vai colocar em campo força máxima para obter mais uma boa vitória. O treinador vai povoar mais o meio, fazer a bola girar e evitar a ligação direta da defesa ao ataque.
O negócio é aguardar e rezar para que a equipe possa mostrar força diante de um adversário muito difícil. Se no futebol o Brasil goza de respeito e da admiração universal, isso se deve à sua alegria de jogar, ao seu estilo bonito e generoso.


E ponto final.