27/04/2012

Guarani e Ponte Preta. Apenas um jogo de futebol.

Meus amigos e amigas. O dérbi deste domingo envolvendo Guarani e Ponte Preta, às 18h30, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, pela semifinal do Paulistão 2012, está sendo aguardado com muita expectativa. Será um jogo histórico e imperdível.
A única coisa que nós, amantes de um belo futebol, é que não haja qualquer tipo de violência e que as torcidas possam se comportar de maneira elegante e comportada. O negócio é fazer festa.
Afinal, será apenas um jogo de bola e a vida continua no dia seguinte. O que me deixa feliz é ver as duas equipes campineiras resgatando o futebol do "velho" interior que sempre foi e continuará sendo o celeiros de craques.
Por isso, amigo torcedor, nada de machar o nome de uma cidade rica em todos os sentidos. Na verdade, tanto Guarani, sob o comando de Oswaldo Alvares, o Vadão; e a Ponte Preta, de Gilson Kleina vivem bons momentos mostrando um futebol de alta categoria, jogadores baratos, experientes e sem estrelas. É disso que o povo gosta.
Já em São Paulo, no mesmo dia, às 16h, no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, São Paulo e Santos vão duelar para ver que vai para a grande final. Mais um jogão, apenas de bola e nada mais. Nada de rivalidade extra campo. Será mais uma partida especial.

C*U*R*T*I*N*H*A*S

*Acho que no Corinthians os jogadores falam muito e jogam pouco. E olha que o time é rico em todos os aspectos.

*O técnico Tite sacou o jovem goleiro Júlio César na hora certa. O treinador com a sua experiência sabe muito bem que o atleta está passado. Aliás, o atleta quebrou o silêncio e admite falhas. Aliás, ele (Júlio César) diz que ficará conformado se ir para o banco. Legal!

*Outro que também dançou foi Deola, no Palmeiras, mas nada de ficar na bronca. Tem que trabalhar mais e dar a volta por cima.

*Errado estão fazendo os torcedores dos "Leões da Fabulosa" ao intimidar o meia Guilherme. Isso não se faz. É um ato perigoso. Cuidado!

*Jogadores do Santos retornaram de La Paz reclamando da altitude. O time criou bons momentos, mas não soube converter em gol. Só para se ter uma ideia, os números do time santista em La Paz foi inferior à media da equipe no Paulistão 2012. Esse negócio de ginga já não é tão brasileira.

*O atacante Neymar apanhou bastante dos bolivianos, mas também tem que aprender chegar junto sem reclamar. Futebol é assim mesmo. Não tem refresco.

*Um alerta! No jogo de volta nada de violência. Os santistas terão que jogar mais bola e a torcida se limitar a empurra o time. Nada de violência extra campo.


Um bom final de semana


E ponto final. 

23/04/2012

Guarani decola com o boa-praça Vadão

Depois de passar por dificuldades financeiras no ano passado, os novos dirigentes do Guarani assumiram e souberam contratar um treinador humilde, simples e, acima de tudo, um profundo conhecedor de tudo que rola nos bastidores do clube. Os jogadores chegaram a ficar quatro meses sem receber.
Esse técnico é Osvaldo Alvarez, o popular Vadão (foto). Não fosse tais cuidados o time não estaria na semifinal do Paulistão 2012. Com o seu conhecimento, ele resgatou a confiança que estava faltando nos atletas. Aliás, sem esses predicados dificilmente um time de futebol alcança o sucesso.  
A receita não é tão difícil de ser adquirida. Ele tem ao seu lado, o auxiliar Gersinho, o grande escudeiro que o acompanha ao longo da sua carreira. Mais do que auxiliar, Gersinho dá conselhos e motiva os jogadores.
São velhos amigos e a confiança entre ambos é coisa muito séria. Vadão tem uma estabilidade, uma tranquilidade maior para trabalhar.
Muitos treinadores por aí são vistos como intocáveis e agora já são alvos de certos comentários. Vadão, por sua vez, sempre soube como assimilar tudo dentro da maior simplicidade. Esse é o toque do bom treinador.
Eu costumo dizer que não se chuta cachorro morto. Erros não devem estigmatizar um time de futebol. Sempre gostei do seu trabalho, principalmente por ser simples e objetivo. O jogador sabe o que quer e nada melhor que falar a mesma língua.
Com a chegada do treinador o elenco ganhou ânimo e foi assimilando tudo o que a dupla Vadão e Gersinho queria. A partir daí tudo começou a caminhar bem. Ambos colocaram um bom combustível na maquina. As peças foram bem engraxadas e tudo passou a funcionar as mil maravilhas. Todos estão satisfeitos com a campanha.
Para o treinador tudo o que vir agora é lucro. Aliás, teve gente em Campinas que chegou a duvidar da capacidade da equipe achando que irão lutar contra o rebaixamento. O sucesso está aí e eu não preciso falar mais nada. O que me resta dizer: Boa sorte, amigo!

17/04/2012

Agora sim, mas cuidado com as surpresas.

Meus amigos e minhas amigas. Fico eu pensando cá com os meus "velhos" botões. Se o artilheiro da primeira fase do Paulistão de 2012 é o atacante HERNANE, do Mogi Mirim, o Sapão da Mojiana, com 13 gols, o que eu posso pensar daqui pra frente.
Na minha opinião não se deve chutar cachorro morto. Em 19 jogos disputados na primeira fase o Corinthians somou 46 pontos; o São Paulo, 43; o Santos, 39, o Guarani, 36; o Palmeiras, 36; o Mogi Mirim, 35; o Bragantino, 29 e a Ponte Preta, 28. Não tem alguma coisa errada em se tratando da força dos times da Capital?
Na realidade, equilíbrio nas análises não significa, entretanto, abrir mão do dever profissional de analisar os fatos. Não podemos de maneira alguma menosprezar as equipes do interior. Se o Guarani, com todos os seus problemas financeiros internos chegou (já foi campeão brasileiro com Carlos Alberto Silva); a Ponte Preta, o Mogi Mirim e o Bragantino, são clubes de peso e que podem surpreender.
Corinthians, São Paulo, Santos e Palmeiras, não são os favoritos, mas as minhas fichas estão seguramente guardadas para uma grande surpresa. Na verdade, "Chegou a hora de a onça beber água". Se não matar em casa, vai sofrer na casa do adversário. E é aí que mora o perigo. Sempre acreditei na força do nosso interior. Na hora do vamos ver, o bicho pega. Os atletas vão querer dar o máximo para comprovar o seu valor com vistas a uma possível transferência para um time no Brasileirão de 2012, que começa no dia 25 de maio.
Portanto, as emoções estão guardadas para a rodada do final de semana. O Palmeiras foi o único dos grandes que perdeu a chance de decidir em casa (Pacaembu). Vai jogar no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.

C*U*R*T*I*N*H*A*S


*****Quem está com a bola toda é o treinador Wanderley Cesareti Moreira. Ele segue dando um show de competência no Japão.

*****O técnico Émerson Leão foi educado. Ele falou bem do Santos, do Pelé e do Neymar. E mais: parabenizou o time santista pelos 100 anos e aos que dirigem. Legal.

*****Estou triste com o rebaixamento da Portuguesa, Guaratinguetá, Cataduvense e Comercial, mas pelo
último que demorou quase 40 anos para subir.

*****Muitos torcedores da Lusa estão pedindo a cabeça do presidente Manuel da Lupa. Ao meu ver ele não tem culpa, principalmente porque pegou o clube no ZERO e com muitas ações trabalhistas.

*****O Timão não pode esquecer os 22 anos na fila e esnobar a Ponte Preta. Venceu o primeiro jogo no dia 5 de outubro de 1977, no Morumbi: 1 a 0, com gol de Palhinha, aos 14 minutos do primeiro tempo. No segundo jogo, dia 9, a Macaca entalou o grito de campeão na garganta dos fiéis torcedores. 2 a 1, com gols de Vaguinho, Dicá e Rui Rei. No terceiro jogo, no dia 13 de outubro, Corinthians 1 a 0, com gol de Basílio, aos 36 minutos do segundo tempo, no Morumbi.


E ponto final.   

13/04/2012

Paulistão 2012. Fé, emoção, suor e lágrima.

Meus amigos e amigas. Foi duro de acompanhar pela telinha esse Paulistão 2012. Não sei se vocês concordam, mas para quem já acompanhou e vibrou com grandes jogos do nosso Campeonato Paulista da Primeira Divisão, graças ao bom Deus chegamos ao fim da primeira fase com São Paulo, Corinthians, Santos, Guarani, Palmeiras, Mogi Mirim, Bragantino e Ponte Preta, garantidos na segunda fase. Agora o bicho vai pegar e certamente iremos ter bons jogos e estádios lotados.
O presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero bem que tentou, mas ele mesmo deve estar refletindo o fracasso da primeira fase. Muita gente gostou. Estou contente e achando bacana ao ver o Mogi Mirim, Bragantino, Guarani e Ponte Preta representando a altura o nosso querido interior.
É de lá que sempre sairam os grande jogadores.
Recentemente disse aqui que o campeão poderia ser do INTERIOR. Vejo com bons olhos a força do Mogi Mirim, o Sapão da Mogiana, chegando com moral para disputar a segunda fase. É bom ficar ligado e não se chuta cachorro morto.
Por outro lado, estou triste ao ver de volta para Série A-2 em 2013, Comercial e Catanduvense. Ainda restam duas vagas. A briga está por conta do Botafogo, Guaratinguetá e XV de Piracicaba. Acho que fica o Botafogo que joga em casa diante do Guarani enquanto que o XV pega o Mogi Mirim, na bela cidade de Mogi Mirim.
Aliás, o Mogi que por muitos anos foi muito bem comandado pelo grande empresário (já falecido), Wilson Fernandes de Barros e o amigo Henrique Stort. O Guaratinguetá joga no seu reduto e também se livra batendo o São Caetano.

C U R T I N H A S


*****Na edição do Estadão do dia 23 de março, li na coluna BOLEIROS do meu amigo Eduardo Maluf onde ele escreve o seguinte: "O Paulistão vai morrer como o Playcenter se seguir apostando só na tradição". Concordo em tudo Maluf. Ninguém comenta o atual Paulistão. Uma pena, mas vamos em frente.

*****Uma vergonha a eliminação do Flamengo na Libertadores. Que isso sirva de exemplo para os baladeiros dos clubes que seguem na competição.

*****Uma pena a Lusa não ter conseguido se classificar, mas deve estar guardando surpresa para o Campeonato Brasileiro que começa no dia 23 de maio. O time é fraco e precisa de bons reforços. O técnico e meu grande amigo Jorginho segue firme no comando.

*****O meu amigo João Bosco Tureta segue brilhando nos Estados Unidos comentando basquete (NBA) no canal SPACE.

Um bom domingo




E ponto final