10/02/2012

Categoria de base é coisa séria. Ou não?

A morte do garoto de 14 anos que jogava nas categorias de base do Vasco da Gama do Rio de Janeiro é coisa muito séria. E espero que isso venha servir de alerta para todos os clubes que lidam com essa garotada e que um dia sonham em ser um grande jogador.

Sonhar não custa nada, mas para isso, os clubes deveriam dar maior assistência aos meninos. Sei que nada disso existe. São poucos os clubes que mantém nas categorias de base, um médico, um massagista, um roupeiro, um preparador físico, um fisiologista ou até mesmo um alojamento para que os atletas possam ter um momento de descanso depois do treino.

Muitos chegam no clube sem uma refeição, um lanche e nem passam por um exame médico antes de ir para o treino. Na realidade, tudo é feito nas entre linhas e debaixo do pano. Existe garotos que chegam até a pagar para dirigentes e treinadores para serem escalado ou promovidos.

No caso do Vasco, a diretoria promete apoio à família. Agora? Porque não fizeram antes. Ninguém chegou a perguntar se o garoto vinha se alimentando. E tudo isso vai ficar por isso mesmo e passar em branco. E o garoto perdeu a vida. Uma pena!

Eu fico porreta, principalmente porque sei muito bem como são as categorias de base de um clube. O caso Dêner, alguém se lembra?


E ponto final

Um comentário:

Renata Guidinha disse...

É Rozinaldo, futebol é coisa pra estrela, ou melhor, para quem tem estrela.
Não só a categoria de base é desprezada, mas uma grande maioria de atletas que são apenas coadjuvantes... Um time é formado por muitos, só que quem fica com a grana é um ou outro. O tempo passa pra todos, porém vida boa só leva aquele que teve milhões de patrocinadores, os demais viram zé ninguém e vão pra fila do SUS.
Lamentável a morte desse menino e acredito que com ela, se vai também o sonho de uma família toda. Muitos apostam todas as suas fichas de ascensão social em uma criança assim... Duro mesmo é pra essa mãe,pois cada grito de gol será a partir de agora, como um chute na alma.
Um forte abraço
Renata