12/03/2016

Copa do Brasil de 2016 com 80 times na 1ª fase

Copa do Brasil chega à sua 28ª edição. Organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a competição começa na próxima quarta-feira (16) e término previsto para novembro (30). Em janeiro deste ano, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, os 80 times classificados para a primeira fase da competição foram divididos, através de sorteio, em oito grupos (A - H).
Serão 40 jogos distribuídos pelas cinco regiões do Brasil. Há pelo menos um representante de cada estado, o que reforça o status de torneio mais democrático do futebol brasileiro – já tivemos exemplos, e não são poucos, de clubes e jogadores revelados durante a Copa do Brasil.
O sistema mata-mata deixa o campeonato ainda mais empolgante: nas últimas 27 edições, foram 15 campeões diferentes. Vale lembrar que nas duas primeiras fases, se o time visitante vencer por dois ou mais gols de diferença, estará automaticamente classificado para a fase seguinte. Quanto aos seis clubes classificados para a Libertadores, estes entrarão na competição nas oitavas de final, quando um novo sorteio definirá os confrontos.
Apontado como o mais democrático campeonato do País, a Copa reúne desde clubes da elite do futebol brasileiro até os mais pobres escondidos em modestos campinhos espalhados pelo Brasil. Na realidade, é o caminho mais curto para o sonho de vários jogadores desconhecidos  e sem recursos, equipes de centros sem expressão buscam colocar o nome no mapa do futebol.

E ponto final.

Nenhum comentário: