02/05/2014

O maior público do mundo no Maracanã

Estamos às vésperas da Copa do Mundo no Brasil. E todos sabem que o Estádio Mário Filho, o Maracanã, é o templo do maior futebol do mundo. Aliás, os números exatos não foram levantados até a presente data e jamais será sem qualquer sombra de dúvida, quando se bateu o recorde de público na história do futebol: 16 de julho de 1950, Maraca, na decisão da Copa do Mundo.
Só para se ter uma ideia, algumas horas antes do início da partida, que decidiria o campeonato, com o estádio lotado, os torcedores arrebentaram as catracas e uma multidão de gente se espremeu lá dentro. Pelo que foi divulgado na época, pelo menos 200 mil torcedores viram o Brasil perder o jogo por 2 a 1. Foi uma tragédia que ninguém consegue esquecer até hoje. Uma pena!
Por outro lado, o recorde é do Maracanã e da Seleção Brasileira. No dia 31 de agosto de 1969 (eu estava lá nos meus 23 anos acompanhado da minha atual esposa - ela 17 anos) com marmita e tudo.
Fomos para o estádio às 9 horas. O jogo começava às 16 horas. Não tenho foto para comprovar porque naquela época não tinha esse negócio, mas foi um sofrimento, mas muito gratificante.
Nunca vi tanta gente na minha vida que assistiu um em cima do outro a bela vitória do Brasil diante do Paraguai por 1 a 0, com gol de Pelé, pelas eliminatórias da Copa de 1970, que nos garantiu a ida para o México. Total de público: 183.341 torcedores.
Só para se ter uma ideia: o maior público em uma partida de futebol no exterior aconteceu na partida Escócia 3 x 1 Inglaterra, no Estádio Hampdem Park, em Glasgow, em 1937: 146.433 torcedores. Na realidade, em matéria de torcedor, o futebol do Brasil é o maior.

E ponto final.

Nenhum comentário: