25/02/2012

Paulistão 2012 sem uma pitada de sal!

O Campeonato Paulista de 2012 chega hoje na sua décima rodada, mas sem uma pitada de sal. A cada rodada os jogos não chegam a emocionar. Não existe qualquer tipo de interesse. É um tal de toque daqui, toque de lá e nada de uma grande jogada.

Os times "grandes" da Capital quando pegam uma baba vencem apertado ou empatam. Tudo isso é lamentável, principalmente para o torcedor que luta para pagar o seu ingresso e assiste um espetáculo pobre.

Pelo andar da carruagem, Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo e Portuguesa, vão se classificar à 2ª fase juntamente com Guarani e Ponte Preta. A última vaga vai ficar entre Paulista, Bragantino ou Mogi Mirim. Uma briga boa. Os três fazem boa campanha na competição.

Triste ver a situação do Botafogo, XV de Piracicaba, Ituano e Guaratinguetá. Clubes de tradição do nosso futebol, mas todos estão uma draga, mas isso graças a falta de planejamento.

O Bragantino sob o comando do técnico Marcelo Veiga faz uma campanha bacana. O time está certinho e vai dar trabalho lá na frente.

Já o Ituano cuja direção é do ex-meia Juninho, do São Paulo, não vai bem das pernas. Se não jogar bola vai bater na Série A-2, em 2013.

***Uma pena ver clubes de tradição como Santo André, Noroeste, São José, América, Ferroviária, União São João, União Barbarense disputando uma Série A-2.

***Uma pena II, também ver clubes como Inter de Limeira, São Bento, XV de Jaú, Rio Branco, Francana, Juventus, Marília e Taubaté, nuam Série A-3. Aliás, dificilmente esses times retornam a elite paulista.

***O volante Marcos Assunção, do Palmeiras, cogita encerrar a carreira ainda este ano. Acho que deve se poupar para não sair por baixo.

***O Guarani segue brilhando no Paulistão sob o comando do técnico Osvaldo Alvarez, o Vadão, que tem como auxiliar o ex-meia-esquerda da Lusa, Gérson Sodré e assistente, Gersinho. Um trio de peso. E o Bugre vai dar trabalho também.

***Palmeiras e São Paulo vão jogar amanhã na bela cidade de Presidente Prudente. Longe. Coitado do torcedor.


 E ponto final.

10/02/2012

Categoria de base é coisa séria. Ou não?

A morte do garoto de 14 anos que jogava nas categorias de base do Vasco da Gama do Rio de Janeiro é coisa muito séria. E espero que isso venha servir de alerta para todos os clubes que lidam com essa garotada e que um dia sonham em ser um grande jogador.

Sonhar não custa nada, mas para isso, os clubes deveriam dar maior assistência aos meninos. Sei que nada disso existe. São poucos os clubes que mantém nas categorias de base, um médico, um massagista, um roupeiro, um preparador físico, um fisiologista ou até mesmo um alojamento para que os atletas possam ter um momento de descanso depois do treino.

Muitos chegam no clube sem uma refeição, um lanche e nem passam por um exame médico antes de ir para o treino. Na realidade, tudo é feito nas entre linhas e debaixo do pano. Existe garotos que chegam até a pagar para dirigentes e treinadores para serem escalado ou promovidos.

No caso do Vasco, a diretoria promete apoio à família. Agora? Porque não fizeram antes. Ninguém chegou a perguntar se o garoto vinha se alimentando. E tudo isso vai ficar por isso mesmo e passar em branco. E o garoto perdeu a vida. Uma pena!

Eu fico porreta, principalmente porque sei muito bem como são as categorias de base de um clube. O caso Dêner, alguém se lembra?


E ponto final

06/02/2012

Paulistão começa a engrenar

Depois do clássico do último domingo entre Santos e Palmeiras, na bela cidade de Presidente Prudente, o Paulistão de 2012 começa a subir a ladeira. Sabemos que ainda é cedo para apontar o time que irá levantar o caneco, mas pelo andar da carruagem, o São Paulo, do técnico Émerson Leão, está credenciado para chegar, principalmente pelo fato do time contar com uma boa garotada. Aliás, Leão sabe muito bem comandar os meninos. É disso que ele gosta. Ele nunca gostou de trabalhar com estrelas. Quem manda é ele.
*****
Já comentei aqui que um time do Interior vai dá trabalho. O Paulista está bem armado sob o comando do treinador Sérgio Baresi, uma grata revelação que o Tricolor não soube aproveitar.
*****
Outro time que também pode surpreender é a Ponte Preta. Mesmo com a derrota (3 a 1) para o São Paulo, a equipe mostrou força e um bom entrosamento.
*****
O Corinthians não sei não. O empate diante do Bragantino ( 1 a 1) deixou uma enterrogação. O time precisa tomar muito cuidado pois um novo tropeço pode ter problema.
*****
O Palmeiras começa a despertar. Venceu bem o Santos por 2 a 1, mas ainda falta muita coisa.
*****
Já o Guarani, correr por fora, mas não acredito que possa chegar entre os oitos.
*****
O Mogi Mirim é fogo de palha. Vai procurar se manter numa boa colocação para não cair.
*****
O Santos, com um time milionário não mudou em nada em relação ao de 2011. O Peixe ainda está em ritmo de pré-temporada
*****
A maior surpresa é o Linense que também vai chegar junto.
*****
A Lusa segue devendo. Se não abrir o olho os árbitros vão lhe puxar o tapete na hora do filé.

C U R T I N H A S

*****Um péssimo exemplo deu o atacante do São Paulo William José (20 anos) ao comemorar o primeiro gol atirando para os torcedores. Leão deveria puxar a sua orelha.

*****O técnico do Bragantino, Marcelo Veiga, está indo para o seu sexto ano no comando do time de Bragança Paulista. Legal. E que poderia servir de exemplo para muitos dirigentes.

*****Diretoria do Palmeiras acertou em manter o goleiro Deola como substituto de Marcos. O cara é bom.



E ponto final.