10/10/2021
DUNGA LONGE DO FUTEBOL: PORQUE?
12/08/2021
UM GRANDE PRESIDENTE
Eduardo José Farah (foto) foi um empresário e dirigente desportivo brasileiro. Foi presidente da Federação Paulista de Futebol de 1988 a 2003. Um dirigente que ao longo da sua administração ajudou bastante os clubes do nosso amado interior na contratação de grandes jogadores. O Campeonato Paulista tinha mais motivação. Os times jogavam com mais vontade e não existia o tal do "chinelinho", penteados e outros babados. Hoje, o negócio é diferente. Uma das inovações que Farah implantou durante sua gestão à frente da FPF, a mais famosa foi a do "spray da barreira", idéia que surgiu no programa "Super-técnico" da Band, comandado por Milton Neves. Um telespectador mandou a sugestão, para que usassem espuma de barbear para demarcar a linha em que os jogadores deveríam se posicionar no momento das cobranças de faltas. Depois novas idéias foram surgindo.
16/06/2021
VOCE TAMBÉM PODE FAZER
Meus amigos (as). Quando a gente faz alguma coisa boa sempre se espera pelo reconhecimento. Por isso, estou fazendo essa postagem para parabenizar a minha querida esposa Lourdes Fiedler (Lurdinha). Com um simples telefonema da Revista SOU MAIS EU pintou a ideia de fazer uma boa matéria. E ela está de página dupla na edição 307 do mês de outubro. Isso, graças a uma reforma que fizemos na sala da nossa casa (foto). Esse trabalho foi publicado no Blog "Nas Ondas das Artes", e que foi visto e lido pela editoria da revista. Logo mostrou-se interessada em divulgar o trabalho. Procurei lhe dar aquela força. As coisas foram se desenvolvendo e o resultado foi altamente positivo e satisfatório para ambas as partes. A Lourdes é a editora do Blog. É lá que ela publica e escreve tudo o que faz como muito carinho. Isso é motivo de alegria para a família. A Lurdinha é muito prendada. Reformamos a sala inteira em apenas três dias! Para reformar o sofá de alvenaria inútil que tinha, encontramos uma solução três vezes mais rápida que uma obra comum. E o melhor. Sem quebra-quebra! Sinceramente, a cada dia que passa eu fico mais orgulhoso da mulher que nasceu para viver ao meu lado. Isso não tem preço. A Lourdes é a editora do Blog.
15/06/2021
HOMENAGEANDO AS FERAS DOS TEMPOS DE OURO
05/06/2021
FILHO DE PEIXE, PEIXINHO É...
Não é raro vermos no futebol jogadores que herdaram a vocação do pai e brilharam na mesma carreira. Há muitos exemplos por aí. Ziza, atacante que foi do Guarani de Campinas (SP) e que chegou a jogar no Botafogo do Rio de Janeiro, é filho de Pinga, antigo ponta do Vasco da Gama
Gatão, um temido centroavante do Corinthans nos anos 50, transmitiu seu talento para um jogador que atuava no futebol paulista chanado de Gatãozinho! Aliás, havia no São Paulo um ponta-direita - que por sinal marcou o primeiro gol da história do estádio do Morumbi, em 1960 - de nome Peixinho. O pai, que também brilhou na ponta direita, era conhecido como Peixe.
Mas o caso mais famoso de "filho de peixe" foi, sem dúvida o de Ademir da Guia - um dos maiores craques que já vestiu a camisa da Sociedade Esportiva Palmeiras, clube fundado no dia 25 de agosto de 1914, com as cores verde e branco. Seu pai, é considerado até hoje como o maior zagueiro que o Brasil já teve.
31/05/2021
TESOUROS DO BAÚ
Quem se lembra? Everaldo Marques da silva - Na Copa do Mundo de 1970, Everaldo foi um lateral que nunca passava do meio de campo. Talvez tenha sido uma oa instrução do mestre Zagallo para permitir maior liberdade para outro craque, Carlos Alberto Torres, no outro lado. Ele sempre fou um profissional correto naquela Copa: Não errou. Na Copa seguinte, já tinha aparecido Marinho, do Botafogo, para ocupar a lateral esquerda. Poucos meses depois do mundial da Alemanha, o grande Everaldo sofreu um acidente de carro. Foi o primeiro dos tricampeões a morrer.
27/05/2021
SALSICHAÇO
SAUDADE - O fatídico dia ainda deve estar na mente, pincipalmente para os amantes do futebol. Sete gols em noventa minutos para a Alemanha (8-7-2014) contribuíam para a maior goleada na história sofrida por um anfitrião em Copas do Mundo.
28/04/2021
PELÉ "A responsabilidade era toda minha"
COM O MAIOR DO MUNDO - "Eu poderia contar muitas estórias e fatos sobre Copas do Mundo. Desde a primeira que eu tive conhecimento, que a triste Copa de 1950, quando ainda tinha nove anos para dez anos de idade. passei como por quatro Copas, sentindo a emoção e adquirindo experiência dentro do campo, e maisoito Mundiais sofrendo e torcendo fora de campo, assistindo à seleçao brasileira. Vou me concentrar em apenas duas experiências. Em 1958, com apenas 17 anos, tornei-me conhecido no mundo inteiro como o campeão do mundo mais jovem da história. Para todos foi uma grande responsabilidade dos dirigentes colocar aquele garoto, sem experiência, em plena Copa do Mundo, mas na realidade, para mim, era tudo um sonho. E eu nao tinha amínima noção do peso daqula resonsabilidade. Depois de participar de mais dus Copas, 62 e 66, na de 70, aí sim: o Brasil todo cobrava de mim essa responsabilidade. Essa responsabilidade era toda minha por ser o mais experiente. Nessa ocasião, eu ja tinha decidido que seria a minha última Copa do Mundo e, felizmente tudo saiu bem. Fomos campeões e encerrei meu cíclo na seleção brasileira com a conquista definitiva da Taça Jules Rimet. Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, é o único jogador que foi campeão de três Copas do Mundo e foi eleito pela Fifa o melhor jogador do século 20.